O MAL DE PORTUGAL CHAMA-SE SOCIALISMO

A doença de que padecemos tem um nome: EXCESSO DE ESTADO, ou numa palavra: SOCIALISMO

sábado, maio 17

Histórias do estatismo em acção: França


Também os franceses padecem desta terrível doença do socialismo, fatal para as economias, desastrosa para a vida das pessoas, e a sua economia outrora pujante parece querer seguir agora o caminho da Venezuela.

Segundo o recente decreto do "patriotismo económico" ( só a terminologia utilizada já dá vontade de rir), o Ministro socialista da Economia Arnaud Montebourg poderá a seu bel prazer bloquear as aquisições de empresas francesas por empresas estrangeiras, nos sectores julgados "estratégicos" (quais são eles não se sabe). 

Em três penadas um atentado:

1. ao direito de propriedade
2. aos pricipios fundadores da construção da Comunidade Europeia,
3. ao principio da livre circulação de capitais e bens na Comunidade,
4. à livre concorrencia entre empresas.

Em 2013 o investimento estrangeiro baixou de 77% em França, comparando com os +392% de crescimento na Alemanha. Imagina-se o que será em 2014.

A Europa afinal só serve para encher a boca, e a Comissão Europeia fica queda e muda, porque são os países grandes que lhes pagam a ração.

(post dedicado a todos aqueles que vão votar no dia 25 num Parlamento Europeu que tem a característica original de não ter nas suas competências o poder da iniciativa legislativa, limitando-se a discutir sovieticamente e depois carimbar as ordens duma Comissão Europeia totalmente composta por políticos não eleitos. Como retrato da democracia não pode ser melhor. Em Portugal muito especialmente, estas eleições estão a servir para promover económicamente meia duzia de palhaços úteis, a quem ninguém de juizo daria emprego, e acessóriamente a branquear a actuação do governo que nos levou à insolvência)